segunda-feira, 9 de maio de 2016

Introdução

De outubro de 2002 a janeiro de 2003, o Paulista viveu uma situação inédita e desconcertante. Pego de surpresa pela crise mundial pós 11 de setembro de 2001, perdeu o emprego como executivo de uma multinacional, em São Paulo. Perdeu um pouco também do controle da sua vida. As tentativas de retorno ao mercado foram todas infrutíferas, tanto que ele, a esposa e o filho pequeno deixaram a capital paulista rumo ao Espírito Santo.

Como ele mesmo diz, caiu de paraquedas em Marataízes, mais precisamente no Bairro do Juá. Ali, conviveu com pessoas simples, ouviu várias histórias e participou de algumas delas. Como tinha pouca opção para passar o tempo, sem computador, sem emprego e sem perspectivas imediatas de encontrá-lo, prestava bastante atenção em tudo que acontecia à sua volta e depois anotava em folhas avulsas de papel, até mesmo em guardanapos de quiosques.

Reuniu esses escritos que misturavam realidade com pitadas de ficção e começou a rascunhar um livro. Depois de muitas idas e vindas, resolveu editá-lo e colocá-lo na internet. Juntou ilustrações feitas toscamente à lápis para manter a mesma atmosfera dos textos. O resultado está aqui à disposição de todos, inclusive daqueles que aparecem na trama e nos “causos”, com nomes fictícios. Quem viveu algumas das situações expostas certamente se lembrará e também identificará outras personagens de Marataízes e de Cachoeiro de Itapemirim.



Marataízes
Humaníssima Trindade

Paulista, Paulo Araujo e Paulí

Nenhum comentário: